Entrevista com Nilmara Soares do Carmo, ex aluna do CEFET Itabirito.

27/07/2010 13:07

Nilmara Soares do Carmo, Mecânica Industrial 2007/2009

 

1) Quais os motivos que levou você a tentar o CEFET?

     A possibilidade de ter uma formação que vai além do Ensino Médio, uma formação profissional que me abriria as portas do mercado de trabalho.

 

2) A infra-estrutura do CEFET, em seu início, era diferente da atual. Quais as diferenças mais marcantes?

O CEFET antes não estava instalado em um prédio adequado, as salas de aula eram muito pequenas, quentes e mal ventiladas. Os laboratórios não eram bem equipados, assim como as outras áreas da escola. Hoje em dia, as salas de aula são confortáveis e ventiladas, melhoraram os equipamentos de alguns laboratórios, a escola possui quadra, e um pátio grande, além de uma boa lanchonete e auditório.

 

 

3) O nível dos professores era satisfatório, durante aquele período, ou deixa a desejar?

Durante os três anos que estudei no CEFET, tive muitos professores, e todos eles bem diferentes uns dos outros. Assim como houveram ótimos professores, haviam também aqueles que não conseguiam passar pra turma o conteúdo proposto. 

4) O método de ensino, em sua opinião evoluiu com o passar dos anos? Por quê?

Durante os três anos que estive lá não acho que o método de ensino tenha evoluído. Lógico que algumas melhorias ocorreram, mas nada muito significativo a ponto de fazer muita diferença.

5) Vocês possuíam artifícios necessários para as aulas práticas, assim como as teóricas, ou esses quesitos eram muito precários? Se sim, quais os motivos que você acha que levou a isso?

As aulas práticas nunca foram satisfatórias para mim, e para a maioria da turma. Os laboratórios não eram equipados corretamente, então foram poucas as vezes que aprendemos na prática aquilo que víamos nas apostilas.

 

 

6) Naquele período, com relação à organização/corpo docente do CEFET, o que mais lhe chamava atenção?

Em grande parte do tempo que estudei no CEFET, a organização não foi um ponto forte da escola. A diretoria, a secretaria, a supervisão e os professores muitas vezes não entravam em acordo, pois as opiniões de muitos divergiam sobre diversos aspectos. A entrega das notas e os boletins também foi um problema sempre presente, já que muitas vezes os professores ou a secretaria lançavam notas erradas ou atrasavam para lançar, e era difícil o problema ser corrigido rapidamente. No final do meu terceiro ano, percebi que as coisas começavam a mudar e melhorar por lá, mas ainda há muito que corrigir.

 

7) A posição da sociedade, com relação ao CEFET, era satisfatória ou não? O que achavam desse instituto?

A sociedade sempre viu com grande respeito o CEFET, visto como um dos melhores institutos educacionais da nossa cidade. As pessoas têm vontade de estudar lá e te admiram por você estar lá. O reconhecimento no nome CEFET pela população é muito grande.

8) Agora, com relação aos seus pais. Eles apoiaram o ingresso de você no CEFET? O que eles esperavam, mediante seu período no local?

Meus pais apoiaram e incentivaram minha entrada no CEFET, pois assim como eu, eles queriam que eu tivesse além da formação básica do Ensino Médio, uma formação profissional.

9) Acha que o CEFET foi primordial na sua vida, possibilitando que conseguisse um bom emprego?

Ainda não comecei a pensar no emprego, devido a meu ingresso na Universidade Federal, por isso não sei ainda se o CEFET será primordial nesse ponto. Porém, muito dos conhecimentos que adquiri lá contribuíram muito para minha aprovação no vestibular.

10) Quais as características marcantes do ensino, que contribuíram para que se tornasse o profissional de hoje?

Como disse, ainda não iniciei minha vida profissional, por isso não sei dizer o que mais contribuiu. Mas tenho certeza que os conhecimentos teóricos adquiridos ajudam bastante àqueles que iniciam sua carreira profissional.

11)  Você sente saudades daquele tempo? Gostaria que voltasse? Por quê?

      Sinto saudades, mas não gostaria que voltasse. Foi uma etapa importante da minha vida, onde adquiri conhecimento, conheci diversas pessoas de todos os tipos, e vivi momentos marcantes. Mas agora novas etapas estão vindo, e não há porque querer retornar às que já passaram.

12) Você acha que as mudanças que ocorreram, até chegar à atual estrutura do CEFET, tanto o corpo docente quanto a estrutura física, contribuirão para o aprendizado dos atuais alunos? Por quê?

As mudanças que ocorreram, assim como aquelas que sei que ainda estão ocorrendo são de extrema importância para o aprendizado dos alunos, pois quanto melhor for a infra-estrutura, a organização e a capacitação do corpo docente, mais os alunos se interessarão e aprenderão.

13) O que você acha que poderia ser implantado no CEFET?

Acho que agora o próximo passo para melhorar o CEFET deve ser continuar melhorando os laboratórios, para que os alunos possam ter cada vez mais aulas práticas, que contribuem para fixar o conteúdo visto teoricamente.

 

Voltar