Histórico

O CET-CEFET-Itabirito surgiu a partir da demanda dos jovens do Município, que, por meio de representação estudantil, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Itabirito (Umesi), realizaram um movimento popular junto aos poderes Legislativo e Executivo, a fim de retornar os cursos profissionalizantes para o município, uma vez que haviam sido extintos da Escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior no ano de 1995.

Em 2000, a Prefeitura Municipal de Itabirito, através do Prefeito Municipal Manoel da Mota Neto e do então secretário municipal de educação, Ricardo Francisco,  iniciou contatos com o CEFET-MG no intuito de estabelecer parceria para a implantação de cursos técnicos no município. O Conselho Diretor do CEFET-MG aprovou o Termo de Cooperação Técnica e o 1º aditivo entre o CEFET-MG e a Prefeitura, com os cursos técnicos de Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Turismo e Lazer.

Atualmente, a escola oferece os cursos técnicos de Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Mineração.

Ao longo da sua trajetória de 10 anos, o CET-CEFET já utilizou três espaços para o seu funcionamento, até a inauguração do prédio próprio em 2008. A escola teve como dirigentes: Reni Arruda, Zélia Maria Ferraz Barbosa, Luiz Antônio dos Reis e Lucílio Luís Silva, atual diretor.

De acordo com o convênio, o CEFET-MG tem  responsabilidade com os aspectos didático-pedagógicos e a certificação dos profissionais, ficando a parte administrativa e os encargos por conta  da Prefeitura do Município. O CET mantém também parceria com diversas empresas da região, que colaboram com os cursos.